AS RESPOSTAS ÀS SUAS PERGUNTAS SOBRE A OPÇÃO ELÉTRICA

Um UTV elétrico tem custos operacionais baixos?
Os SXSs elétricos podem permitir economizar dinheiro a longo prazo, graças ao menor número de peças móveis e ao facto de poderem ser recarregados com eletricidade em casa. Com os preços da gasolina e do gasóleo a manterem os valores mais elevados de sempre, a utilização de um veículo elétrico pode ser uma alternativa mais económica. O RANGER XP Kinetic Premium proporciona uma autonomia de 45 milhas (70 km). Em alternativa, se necessitar de uma autonomia maior, o RANGER XP Kinetic da Polaris está disponível na versão Ultimate com até 80 milhas (130 km) de autonomia. 

Que distância pode um UTV elétrico percorrer?
A distância que um UTV elétrico pode percorrer depende de como é utilizado e dos acessórios que poderão ter sido instalados, por exemplo, um aquecimento elétrico para os meses de inverno irá consumir mais carga da bateria pois também necessita de energia e, por conseguinte, o veículo elétrico terá menos autonomia. O Polaris RANGER XP Kinetic está disponível em duas variantes de modelo, a versão Premium que oferece uma autonomia de 45 milhas (70 km) e que é mais do que suficiente para o utilizador normal, e a versão Ultimate para aqueles que desejam estar mais à vontade com uma autonomia maior. O RANGER XP Kinetic Ultimate tem uma autonomia até 80 milhas (130 km).*

Onde posso carregar o meu UTV elétrico?
Onde um UTV elétrico pode ser carregado varia consoante a especificação do veículo. Para obter todas as informações sobre carregamento é aconselhável consultar o manual do proprietário. O Polaris RANGER XP Kinetic está equipado de série com uma EVSE monofásica, que lhe permite carregar numa tomada de 240 V. Em alternativa, poderá utilizar o acessório Wallbox EVSE trifásico (380 V) da Polaris para um carregamento de pico.

Posso carregar o meu UTV elétrico mais rapidamente?
Sim. Dependendo do seu carregador, poderá carregar o seu UTV elétrico mais rapidamente. O RANGER XP Kinetic está disponível em duas versões, o modelo Premium e o modelo Ultimate. A versão Premium incorpora uma bateria de iões de lítio única de 14,9 kWh, que proporciona uma autonomia aproximada de 45 milhas (70 km) com uma taxa de carregamento a bordo de 3 kW, atingindo a carga máxima a partir de 0% em 5 horas*. A versão Ultimate oferece uma capacidade de bateria de 29,8 kWh, que proporciona uma autonomia aproximada de 80 milhas (130 km) com uma taxa de carregamento a bordo de 6 kW, atingindo a carga máxima em 10 horas*.

Com o sistema de carregamento a bordo 3 kW disponível como acessório, o regime de carga pode aumentar para 6 kW na versão Premium e para 9 kW na versão Ultimate, permitindo tempos de carregamento até 50% mais rápidos. Para um carregamento mais rápido é recomendada uma alimentação elétrica de 240 V.

Posso conduzir o meu UTV elétrico sobre água? 
As capacidades de condução dos UTVs elétricos podem variar consoante o modelo. O Polaris RANGER XP Kinetic, por exemplo, foi desenhado para resistir a situações de chuva, poças de água e terrenos lamacentos, mas nunca deverá utilizar o seu UTV elétrico em águas profundas e de fluxo rápido, nem em massas de água que excedam o nível do piso do veículo. 

Um UTV elétrico funciona em ambientes frios?
À semelhança de um UTV a gasolina ou a gasóleo, um UTV elétrico como o RANGER XP Kinetic foi concebido para resistir a temperaturas negativas. A Polaris aconselha a manter o veículo ligado à corrente por um breve período de tempo antes, ou continuamente, para permitir que as baterias do veículo permaneçam aquecidas. 

As baterias também foram concebidas para aquecerem quando não estão a ser carregadas, mas o seu desempenho poderá ser reduzido durante um curto período de tempo, até aquecerem. Isto não é diferente do que sucede num veículo comum a gasolina ou gasóleo.

Veja este vídeo para ficar a saber como o RANGER XP Kinetic funciona em ambientes frios. 

Um UTV elétrico é a escolha certa para mim?
Só você poderá responder a esta pergunta. A primeira coisa a fazer é avaliar a sua quilometragem diária. Em média, muitas pessoas não fazem mais de 20 milhas (32 km) por dia e, com o carregamento rápido e eficiente da Polaris, é fácil recarregar o veículo. Um veículo elétrico poderá ser um pouco mais caro na aquisição que os veículos semelhantes a combustível, mas terá custos operacionais mais baixos a longo prazo, por isso os condutores deverão ter ambos estes aspetos em consideração aquando da decisão de compra. Para muitos, um UTV elétrico é a escolha certa, mas saber se um UTV elétrico é de facto a escolha certa requer uma análise caso a caso. 

Visite o website Polaris Portugal para obter mais informações sobre a oferta de produtos, ou para encontrar o seu concessionário local.

* Estimativas de autonomia baseadas nos dados do fabricante para uma utilização com condução e condições normais. A autonomia efetiva varia em função das condições, por exemplo o ambiente exterior, as condições meteorológicas, a velocidade, as cargas, as taxas de aceleração, a manutenção do veículo e o uso do veículo.